







Antes mesmo do lançamento da Ferrari Enzo, em 2002, fotografias de uma versão de corrida do modelo rolavam pela Internet. Mas a chegada do Maserati MC12 fez com que se pensasse ser aquela a tal misteriosa versão. Até a Ferrari apresentar a FXX, este, sim, um Fórmula 1 de rodas cobertas.
Trata-se de uma Enzo "preparada", com o mesmo motor V12 a 65º de 6,3 litros (6.262 cm³), mas cuja potência ganhou um acréscimo de 140 cavalos e agora chega aos 800 cv a 8.500 rpm. A caixa de câmbio também passou por ajustes e, de acordo com a Ferrari, agora é capaz de efetuar mudanças de marcha em tempos inferiores a 100 ms (milissegundos).
Os novos e especiais pneus slick foram desenvolvidos especialmente pela Bridgestone, fornecedora oficial da equipe de F-1. Da mesma forma, a fabricante de freios Brembo desenvolveu um novo sistema de pastilhas e resfriamento para os discos de cerâmica.
O design externo da FXX chama a atenção pelo novo pacote aerodinâmico, responsável, de acordo com a fábrica, por um aumento significativo na downforce (sustentação negativa; força que "empurra" o carro para baixo) da ordem de 40%. É possível, ainda, promover pequenas alterações nos acertos dos aerofólios e defletores, de acordo com o circuito em que se rodar com o carro.
No comments:
Post a Comment